Balanço: CAU/AL realiza mais de cinco mil atendimentos em 2016
7 de março de 2017 |
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Mais de 5.300 atendimentos. Este é o balanço realizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Alagoas (CAU/AL) durante os 12 meses do ano de 2016. Os números foram levantados pelo setor de atendimento do Conselho, que analisou as solicitações realizadas pelos profissionais via Sistema de Informação e Comunicação do CAU (SICCAU), Telefone, e-mail, facebook/whatsapp e até mesmo as presenciais.
De acordo com o diretor do CAU, Norlan Dowell, o atendimento on line realizado através de chat, lançado pelo CAU/BR no mês de julho do ano passado tem ajudado a categoria a sanar problemas de forma mais rápida e prática. “Este novo canal lançado pelo conselho para responder dúvidas, receber reclamações e dar orientações quanto a realização de denúncias dos arquitetos e urbanistas tem sido muito útil e prático. A queda nos números de atendimentos é prova disso”, destacou.
Dos 5.342 atendimentos realizados durante o ano, o setor contabilizou que 1.418 foram através do Siccau, 2.317 pelo telefone, 630 por e-mail, 762 de forma presencial e apenas 215 feitos utilizando as plataformas Facebook ou Whatsapp.
Uma pesquisa de satisfação sobre o atendimento disponibilizado pelo CAU/AL também foi realizada com os profissionais de Alagoas. Para o diretor, a nota foi satisfatória. “Aplicamos uma pesquisa de satisfação, como fazemos todos os anos. Solicitamos notas de zero a 10 e tivemos uma pontuação média de 9,7, o que consideramos muito satisfatória, pois estamos aqui para atender e ajudar da melhor forma possível os profissionais de Alagoas”, afirma Norlan.
Carta de serviços
Visando facilitar a vida do profissional e da sociedade como um todo, o CAU lançou, recentemente a versão digital de sua Carta de Serviços ao Cidadão. Na publicação, disponível no endereço caubr.gov.br/cartadeservicos, estão detalhados os 40 principais serviços oferecidos pelo Conselho ao profissional e à sociedade, incluindo as instruções e prazos para utilizá-los.
O material apresenta também todas as formas de comunicação com a sociedade oferecidas pelo CAU: o Teleatendimento Qualificado, a Ouvidoria e o Atendimento à Imprensa. Estão listados os telefones, e-mails, sites, endereços das sedes dos CAU em todo o país e horários de atendimento ao público.
“É possível verificar o passo-a-passo para o uso de serviços disponíveis a qualquer cidadão, como a consulta ao cadastro de arquitetos e urbanista, o envio de denúncia, a verificação de autenticidade de documentos e certidões e a consulta a resoluções“, finaliza o diretor do CAU/AL.
A Carta de Serviços ao Cidadão foi desenvolvida pelas equipes do CAU/BR e do Centro de Serviços Compartilhados do CAU, com apoio do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública). A publicação atende ao Decreto Cidadão (Decreto nº 6.932/2009) e à Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011).